Conheça algumas regras básicas de como receber com perfeiçao

Receber é uma arte e, muitas vezes, os anfitrioes tem dúvidas de como agir em determinadas ocasioes. O quê e como servir? Como elaborar o convite para uma recepçao? Para facilitar um pouco este trabalho, e retirar dúvidas, seguem algumas regras básicas:

Como elaborar o convite?

Em ocasioes informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone, ou mesmo, por e-mail, com no mínimo, seis dias de antecedência. No caso de uma recepçao mais formal, deve ser impresso. Nestas circunstâncias, o que vale é a originalidade, indo do mais simples ao mais sofisticado, devendo ser enviado com antecedência, prazo este que pode variar de vinte a trinta dias. Cabe ao anfitriao informar, no convite, o traje a ser usado.

Como receber os convidados?

O anfitriao deve ser pontual. Caso ocorra algum imprevisto que o impeça de receber os primeiros convidados, deve ser representado por um membro da família. Um dos requisitos para se receber com sucesso é agir com naturalidade, segurança e desenvoltura, proporcionando aos convidados um clima de descontraçao e demonstrando, especialmente, a presença de todos indistintamente. Nao se deve aguardar a chegada do último convidado para começar a servir os aperitivos.

O que servir antes da refeiçao principal?

Devem ser servidos salgadinhos, canapés, além de coquetéis e aperitivos.

Como arrumar a mesa?

Para uma reuniao formal, a mesa poderá ser ornamentada com uma bela toalha e um arranjo de flores, sendo composta por sousplat, pratos, talheres, guardanapos combinando com a toalha e copos para água, vinho tinto e branco. Para a organizaçao dos pratos, temos primeiro o sousplat e, logo acima, o prato, com o guardanapo a sua esquerda. Do lado direito ficarao a colher, em caso de haver consumê, ou a faca para a entrada, a faca para peixe ou a faca para carne ou ave. Do lado esquerdo, deverao estar o garfo para a entrada, um outro para peixe ou para carne. Acima dos garfos ficarao pratinhos para pao e sobre ele uma faca para manteiga. Acima dos pratos ficarao a faca, o garfo e a colher para sobremesa. Do lado direito, acima das facas, ficarao um copo para água, um para vinho tinto e outro para vinho branco.

Caso seja servido champanha, sua taça poderá ocupar duas posiçoes, dependendo da freqüência em que a bebida será consumida. Se este for servido somente uma vez ao longo do jantar, a taça deverá ficar à esquerda do copo para água, isto é, no lado oposto ao dos vinhos. Porém, se resolver servi-lo por todo o jantar, a taça deverá ficar à direita do copo para água.

O que servir em um almoço informal?

O cardápio deve ser organizado de modo a simplificar o serviço. Mas, ainda assim, deve-se servir, pelo menos, dois pratos principais, por exemplo uma espécie de carne e outra de peixe, buscando atender às preferências dos convidados.

Como os anfitrioes devem agir durante um almoço ou jantar à francesa?

Nao devem levantar-se durante a refeiçao, nem mesmo sentar-se depois dos convidados; a refeiçao só deve ser iniciada quando todos os convidados estiverem à mesa; nao devem levantar-se até que todos os convidados tenham terminado sua refeiçao; devem tratar sobre assuntos agradáveis, dirigindo-se a convidados próximos, sem deixar de conversar com os demais; devem supervisionar o serviço.

Quando usar o jogo americano?

O jogo americano pode ser usado em almoços, jantares e lanches; contudo, somente em ocasioes informais. Quando servir à americana e como proceder? A refeiçao servida à americana é ideal para uma grande recepçao com muitos convidados, pois deixa todos à vontade. Na arrumaçao da mesa, os pratos, talheres e guardanapos devem estar expostos no lado direito da mesa; um arranjo de flores ou frutas no centro; e as travessas no lado esquerdo. Bebidas e copos devem ficar em outra mesa. A preferência é dada para opçoes fáceis de serem consumidas, como saladas, risotos e strogonoff.

Como combinar bebida e comida?

Para realizar essa combinaçao com sucesso, basta observar algumas sugestoes: peixe e carnes brancas devem ser servidas com vinho branco; carne vermelha, com vinho tinto; a sobremesa pode vir acompanhada de champagne; licores e conhaques podem ser servidos após a sobremesa; enquanto que o whisky acompanha os aperitivos.

Como servir o cafezinho?

O cafezinho deve ser servido após a refeiçao principal, em uma bandeja composta por xícaras, açucareiro e adoçante, com ou sem bule, visto que pode ser servido apenas o café diretamente nas xícaras. Atençao: nao se deve colocar açúcar ou adoçante no cafezinho ao ser servido.

Quando optar por um cocktail, como realizá-lo?

O cocktail é perfeito para uma comemoraçao entre amigos. A depender do tipo de cocktail, o horário de início pode variar entre 19 e 21 horas. Possui duraçao relativamente curta. O anfitriao deve oferecer desde de canapés, pequenos sanduíches, salgadinhos e torradas a buffets. Para beber, whisky, champagne, vinho branco, água e refrigerante. Os garçons devem estar bem uniformizados. No caso de uma reuniao mais simples, pode-se optar por servir apenas vinho branco, água, refrigerante e salgadinhos.

E para reunir as amigas para um Chá?

Chá é uma forma de reunir um pequeno número de convidados. É geralmente servido por volta das 17 horas. A mesa deve ser arrumara com uma toalha fina de linho bordado, com guardanapos combinando. Se desejar uma reuniao mais elaborada, pode utilizar três mesas bem ornamentadas, uma para colocar os frios, patês, torradas, paes, sanduíches; outra para os doces, bolinhos, biscoitos; e a terceira para servir chá, sucos, chocolate quente e frio, água de coco, onde também estarao disponibilizados xícaras, pratinhos, copos e guardanapos.

Como organizar uma festa infantil?

A festinha é geralmente realizada no playground do edifício, em um buffet ou mesmo em casa. O importante é decorar o ambiente com baloes, distribuindo brindes e doces para as crianças convidadas, sem esquecer da animaçao da festa, que pode ser com animadores contratados como palhaços e mágicos, ou seja, tudo aquilo que faz parte do universo infantil. Nunca esqueça de considerar a idade das crianças.

Fonte : requinte.3dwebstudio.com.br

Regras de etiqueta

Crianças precisam ter boas maneiras à mesa?

“Não implica”, “deixa o menino à vontade”, “isso é frescura!”. Toda mãe, principalmente quando as crianças estão com cinco ou seis anos, se pergunta se é certo ou errado pedir para o filho ou para a filha comer de boca fechada, não segurar a cabeça enquanto mastiga ou tirar o cotovelo da mesa.

O fato é que todo mundo aprende a comer de boca fechada na hora certa. Se a criança está comendo de boca aberta é porque a sua musculatura facial ainda não está amadurecida para abrir e fechar sem que a mãe diga “fecha a boca”. Em vez de reprimi-lo, ajude a musculatura a se desenvolver dizendo para a criança mastigar bem.

Repare como as crianças pequenas seguram a cabeça enquanto mastigam.

É que elas têm muitas idéias na cabeça e o esforço dos músculos do rosto é grande.

Alguém já viu uma mocinha de 12 anos segurar a cabeça à mesa?

Seu filho não consegue usar a faca ainda?

Dê um pedacinho de pão para ele treinar empurrar a comida para a colher ou o garfo, com a coordenação motora bem afinada, na hora certa, ele vai cortar com a faca.

O mais difícil: fale com ele com a voz baixa e tranqüila, mesmo que a mesa pareça um campo de guerra! Dê um bom exemplo, as crianças imitam os gestos dos pais.

As crianças sempre aprendem e não só em casa. E mais para frente, como parte do processo de socialização, bons modos e regras de etiquetas serão também tema nas conversas dos pré-adolescentes.

Fonte: etiquetesima.blog.uol.com.br

Regras de etiqueta

Onde deixar os talheres na hora de repetir

Muitas pessoas utilizam em casa um descanso para talheres. São charmosos e deixam a mesa mais composta.

Em um bufê, no quilo da esquina e sempre que não tiver um lugar para apoiar os talheres, coloque-os na lateral do prato e prenda com o dedo polegar.

Quem deve ser o primeiro a se levantar da mesa em um restaurante

As regras de etiqueta, principalmente aquelas que envolvem muitas pessoas e ainda sentadas perto uma das outras, acabam por ser inviável.

As pessoas de maior importância na hierarquia social devem iniciar e ou terminar uma refeição. Assim bispos, políticos ou militares teriam que iniciar o movimento para sentar ou levantar.

Mas o fato real é que a primeira pessoa a se levantar vai ser aquela que estiver com a cadeira livre o bastante para se movimentar, e assim permitir que as demais à sua volta consigam sair da mesa.

Servir uísque em festas e jantares comemorativos

Os estilos de festas podem variar um pouco de acordo com a época, com a turma de amigos.

Servir ou não uísque em uma festa depende do gosto dos anfitriões e dos convidados, da época do ano, algumas vezes até o número de garçons contratados pode pesar na hora de se decidir por um ou outro tipo de bebida ou comida.

A variedade de bebidas disponíveis no mercado aumentou e a qualidade melhorou muito, e com isso a freqüência com que certas bebidas são oferecidas mudou.

Não fere nenhuma regra de etiqueta servir uísque em festas e jantares comemorativos

Forma correta para se segurar uma taça

Como um copo normal, na parte alta.

Apenas e só nesses casos, pode se segurar uma taça pelo pé: durante uma degustação de vinhos. O motivo é para evitar que o calor das mãos aqueça o vinho que em uma prova deve se apresentar na temperatura correta para ser avaliado de maneira justa.

Não é mais elegante segurar pelo pé. E também quando à mesa o tempo que se segura a taça é pequeno - dura apenas o tempo para se dar um golinho.

Cor da camisa e da gravata que se deve usar com terno preto

Camisa branca e uma gravata de cor lisa e discreta.

O que calçar quando o par é mais baixo

A mulher não deve se preocupe com a altura do par.

Muitos homens baixos adoram sair com mulheres mais altas.

Não use um escarpin. Vista sandálias abertas ou fechadas atrás, ou se preferir um sapato estilo Chanel, fechado na frente e aberto atrás.

Roupa mais adequada para usar num batizado

A roupa precisa ser bem confortável.

Nada de tecidos que "pinicam" a pele ou cavas apertadas que podem dificultar o movimento dos braços.

Apesar da formalidade da cerimônia, é uma ocasião que permite um traje esporte, não há necessidade de terno e gravata para os homens ou roupas muito elaboradas para as mulheres.

Um vestido curto, com tecido leve ou calça comprida – informe-se se a igreja permite – e uma blusa bonita a mulher estará bem vestida.

Calça preta para um casamento

A roupa não parece pela descrição muito adequada para o casamento.

Normalmente em casamentos à noite as pessoas costumam usar vestidos com comprimento logo abaixo dos joelhos com tecidos delicados.