etiqueta total na mesa

etiqueta à mesa
Dicas para Servir

Tipos de alimentos classificados por seções:

1 - Aperitivo: Azeitonas, Canapês, Talos de aipo, Biscoitos salgados, Amendoim torrado Castanha de cajú, Cubinhos de queijo, Camarão frito, Frios em cubos. Polenta.
2 - Tira Gosto: Croquetes Empadas, Sanduíches, Quibe, Coxinhas de galinha Bolinho de bacalhau, Bolinho de camarão, Salsichão, Linguiça, Torresmo,Sardinha Minipizza, Batata frita, Mandioca frita.
3 - Entradas: Frios sortidos, Mousses salgadas, Ostras, Coquetel de camarão, coquetel de Lagosta, Casquinhas de siri, Saladas de maionese, Melão com presunto, Caviar.
4 - Sopas: Caldo Frio, Quente, Cremes de legumes, Creme de tomate, Creme de ervilha, Creme de Ervilha com bacon, etc.
5 - 1º Prato: Peixe, Bacalhau, Camarão, Escabeche, Lagosta, Mariscos, Siri, Codornas, Frango, Pato, Peru, Strogonoff de frango.
6 - 2º Prato: Carne assada, Roast beef, Grelhados, Vitela, Bifes empanados, Strogonoff de carne, Pernil, Bistecas, lombinho de porco, Coelho. Presunto, Carneiro,
7 - Guarnições: Arroz, Batata, Farofa, Polenta, Frituras, Refogados, Legumes, Saladas cozidas, saladas cruas, Banana frita, Ameixa seca, batata frita.
8 - Prato Único: Feijoada, Mocotó, Angú, Cozido, Bacalhoada, Macarronada, Churrasco, Galeto Bobó de camarão, Pastas, Pizza,etc.
9 - Sobremesas: Frutas, Cremes de frutas,Sorvete, Gelatina, Compotas, Mousse doce, Pudim, Bolo, Torta, etc.
Tabela de composição

Almoço ao Ar Livre: 1 - 6 - 9
Almoço Formal: 1 - 3 - 5 - 6 - 9
Almoço Informal: 4 - 5 - 9 ou 3 - 6 - 9 ou 1 - 8 - 9
Buffet: 2 - 3 - 5 - 8 - 9
Ceia: 4 - 2 ou 5 - 9 ou 4 - 3 - 9 ou 6 - 9
Chopada com Amigos: 1 - 2
Coquetel Simples: 1
Coquetel Semi-Formal: 2 - 3
Coquetel Formal: 2 - 3 - 5 - 6 - 9
Jantar Simples: 1 - 3 - 6 - 9
Jantar Semi-Formal: 1 - 3 - 4 - 5 - 6 - 9 ou 1 - 3 - 4 - 5 - 9
Jantar Formal: 1- 3 - 4 - 5 - 6 - 9
Evitando Gafes

Todo mundo sabe que colocar o cotovelo na mesa numa refeição formal não é nada elegante, mas há muito outros detalhes além do seu cotovelo. Veja o que é ser elegante, e fuja das gafes. O bom comportamento em casa ou em qualquer lugar te torna mais seguro, até mesmo nos momentos mais constrangedores, te deixando mais à vontade e com o controle da situação.
Sentar-se à mesa

É a dona da casa quem dá o sinal para que os convidados se levantem e sigam para a mesa. Chegando à mesa, espere que ela lhe diga qual o lugar que deve ocupar.

Não faça - Não demore demais para atender ao chamado. Mas também não se precipite e nem se sente no primeiro lugar que lhe agradar, como no lugar da dona da casa, que é a cadeira da extremidade.
Os talheres parecem instrumentos cirúrgicos! O que eu faço?

Tudo é arrumado na mesa para auxiliá-lo durante a refeição e os talheres são distribuídos na ordem de seu uso, de fora para dentro. Portanto, vá utilizando naturalmente os mais próximos do seu alcance. Mas, se alguma dúvida persistir, espere um pouco e observe alguém.
Não faça - Não pegue um talher para depositá-lo imediatamente ou trocá-lo por outro, nem faça comentários em voz alta sobre qual talher deverá ser usado.
Como se comportar

Limpe discretamente a sua boca antes de usar os copos para evitar que manchas de comida fiquem no copo, isso poderá causar efeitos desagradáveis em quem estiver próximo de você. Quanto aos talheres, segure a faca com a mão direita, com o dedo indicador mais próximo da lâmina sem encostar, e, enquanto estiver utilizando a faca, maneje o garfo com a mão esquerda. Tratando-se de uma comida que não necessite ser cortada, utilize o garfo com a mão direita. Os alimentos são cortados à medida que se come. E a sopa se toma com a colher de lado, e não colocando a ponta na boca.

Não faça - Picar todos os alimentos para depois comê-los só com o garfo ou colher, lembre-se que você não está num boteco. Ficar "passando" com os talheres da mão direita para esquerda ou vice-versa. Não beber a água, ou o vinho todo de uma vez. Não sopre a sopa para esfriá-la.
Eu versus Comida

Parece que inventaram alimentos para criar vexame, mas tenha calma você não precisa se sentir um cirurgião com tantas ferramentas na mesa à sua frente. Não se deixe intimidar. A salada deveria vir em pedaços de dimensão ideais mas caso isso não ocorra, corte as folhas com o garfo ou dobre-as sempre com garfo. A forma correta de se comer um coquetel de camarão é usando a colher para o molho e pedacinhos de camarão e a mão para os camarões maiores (sim, comer com a mão nem sempre é gafe). Mamões e melões cortados ao meio comem-se com a colher.

Não faça - Evite "lutar" com a comida, demonstrando esforço ao cortar ou erguendo muito os cotovelos. Não se debruce sobre o prato, leve o garfo até a sua boca. Não se sirva de grandes bocados de cada vez como uma folha de alface inteira. Não faça ruídos ao mastigar. Não fale de boca cheia. Se houver uma comida de que você não gosta ou não quer se arriscar, não a recuse; sirva-se de uma porção mínima, coma o que puder e deixe o resto no prato, ou seja, disfarce, diga que está em regime. Porém, com certos alimentos como a alface, seria péssima idéia dizer que está de regime para evitá-la.
O bate papo à mesa

Se você estiver conversando, dê um tempo para a sua mastigação, antes de falar qualquer coisa, para evitar que pedaços de alimentos respinguem na cara da pessoa que está ao seu lado.
Não faça - Não converse só com a pessoa mais conhecida ou mais bonito(a). Não fale alto demais e jamais dê risadas escandalosas, principalmente quando estiver com comida na boca. E não fale sempre com o rosto voltado para o prato. .
E agora?

Restando um pouco de molho ou sopa, abandone, a não ser que queira lamber o prato e ser expulso da casa. Não há problema algum em deixá-lo no prato.

Como conduzir-se frente à lavanda - Eventualmente o garçom irá colocar à sua frente uma tijela de vidro ou de outro material sobre um prato. Você deverá usá-la para molhar somente as pontas dos dedos e colocá-la à esquerda do prato, isso serve para limpar os dedos quando você come algo gorduroso com as mãos. Se o garçom colocá-la à sua

esquerda, utilize-a depois de ter comido.

Que vontade de fumar! - Que vontade de fumar! - De preferência, não, mesmo que a dona da casa coloque cinzeiros e cigarros à mesa. Os que não fumam, com certeza não irão gostar da sua idéia.

Derramei a bebida na mesa, e agora? - Evite exagerar o seu constrangimento. Peça desculpas à dona da casa moderadamente (não precisa se ajoelhar para pedir desculpas). Certamente ela te colocará à vontade.

Derramei comida no colo! - Se for coisa pequena, limpe discretamente com o guardanapo e deixe assim mesmo. Em caso de desastre maior como derramar a sopa inteira, peça licença a todos e vá limpar-se no banheiro. E não fuja de vergonha.

Se derramarem comida em você - e o garçom ou o vizinho mancharem sua roupa com comida, não faça escândalo. Diga com naturalidade e displicência, que não há importância e que não foi nada, mesmo que o seu vestido tenha saído uma fortuna para aquele jantar especial. Melhor dessa forma pois agir com ignorância não vale a pena. Se puder, diga algo divertido para aliviar o constragimento do desastrado. Seguramente alguém elegante fará o mesmo para você caso você derrame comida em alguém.
Se cair alguma coisa? Como talheres? - Não se debruce para pegar o talher. Peça outro discretamente ao garçom, pois dessa maneira muitos convidados nem irão perceber.

Jamais faça- Começar a comer antes da dona da casa. Comer feito um leão. Comer devagar demais, atrasando todos, ou depressa demais, acabando antes de todos. Jamais monopolize a conversa até mesmo daqueles que estão distantes falando de algo que te interesse. Não diga "ESTOU FAMINTO", não palite os dentes, não elogie os utensílios, talheres e nem fique olhando a marca nas costas do prato, etc.
Então como devo agir? - Mantenha-se sempre natural e com leveza. Elogie discretamente a comida, mas não todas e, sim, a que realmente lhe agradar. Fique sempre atento ao garçom, para facilitar seu trabalho de serví-la pela esquerda e tirar os pratos pela direita. Beba e coma com moderação.

Poxa, tudo isso para ser elegante?Sim, há muitos outros detalhes mas não tenha medo, deixe a vergonha ou timidez de lado pois errando ou acertando, podemos aprender. Errar é humano.
Anfitriões e Hóspedes
Anfitriões

Toda boa anfitriã e/ ou bons anfitriões seguem as regras com muita disciplina.
A boa anfitriã deve estar pronta com 30 minutos de antecedência.
Cheque o cardápio, os vinhos, os cristais, as porcelanas e as pratarias ainda os empregados. Delegue mais uma vez a função de cada empregado para que não haja mau entendido.
Os presentes, como caixas de bombons ou petit-fours que a anfitriã receber deve ser servido aos outros convidados, no caso de vinhos poderá ser reservado.
As flores devem colocadas em vasos imediatamente e local de destaque na casa.
Os anfitriões circulam o tempo todo, entre os seus convidados; é função dos anfitriões apresentar os seus convidados uns aos outros e deixá-los à vontade.
Recebendo/ Hóspedes

Receber requer pratica e receber hóspedes requer também disciplina, carinho com quem se recebe.
Prepare um quarto especialmente para o seu hóspede.
Descubra discretamente os gostos alimentares de seu hóspede.
Não saia de sua casa deixando o seu hospede sozinho, ao menos que seja imprescindível.
Deixe à disposição de seu hóspede: toalhas de banho e rosto, sabonete, pasta e escova de dentes; no verão se você não tiver no quarto de hóspedes aparelho de ar-condicionado, deixe um aparelho de circulador de ar e no inverno um aquecedor.
À noite, antes de deitar, para um maior conforto de seu hóspede, deixe uma jarra de água e copo no quarto do mesmo.

Obs.: Todo bom anfitrião deve fazer uma programação de passeio com o seu hóspede, reservando um tempo para que ele também possa ficar só.
Cumprimentos
Contato Físico

Não se cumprimenta uma pessoa que acabamos de conhecer dando - lhe beijos na face. Beijinhos são apenas para pessoas intimas.

O homem é apresentado à mulher mas caberá a mulher estender a mão para o homem; a mulher, quando com a sua mão enluvada, deverá tirar a mesma sempre que sentar-se à mesa .

O homem deve saber que não se beija a mão de uma senhorita. O beijo na mão se estende apenas às senhoras casadas.

Não é de bom tom apresentar uma pessoa, identificando por parentes ou situações de posição social.
Tapinhas nas costas entre cavalheiros são dispensáveis.
Cumprimentos com Elegância e Discrição

Acenos de mãos: Os cumprimentos feitos a distancia também requer cuidados especiais. Imagine você caminhando na rua e do outro um amigo lhe vê. Ele começa a gritar o seu nome e fazer gestos para que você o perceba..... Bom, o mais elegante seria que primeiro caminhássemos olhando na linha do horizonte e de preferência tomando devido cuidado de perceber o que acontece ao nosso redor.

Para cumprimentar uma pessoa na rua, basta um breve aceno de mãos, sem muito exagero, isto se a pessoa para quem se acena também tiver lhe visto. Não se faça enxergar, você corre o risco de passar vergonha.

Outros cumprimentos como um aceno de cabeça , uma piscada rápida, um gesticular com os lábios são discretos e muito charmosos.
Como Comer os Alimentos
Alface e folhas em geral

Não se deve cortar folhas de alface ou de quaisquer outros tipos de folhas, mas se necessário você poderá rasgar a folha, para em seguida dobrá-la em forma de “trouxinha”.
Azeitonas

Se fizer parte do couvert, come-se com a mão, devolvendo o caroço à mão em forma de concha. Quando a azeitona fizer parte do prato que foi servido, você devolverá o caroço no garfo, mas em ambos os casos você depositará o caroço no canto do prato, ou na caroçadeira que estiver a sua frente.
Batatas

As batatas cozidas, fritas e/ou "sautés", devem ser comidas com o auxílio do garfo; já as batatas "chips" podem ser comidas com o auxílio das mãos.
Pão

Na hora de comer o seu pedacinho de pão à mesa, saiba que não poderá cortá-lo com a faca e sim com a ajuda das mãos.
Sanduíches grandes

Deverão ser comidos com auxílio do garfo, os pequenos poderão ser comidos com as mãos.
Consommé ou Soupé

O comsommé ou soupé é servido em um recipiente que tem duas alças, parecendo com uma xícara. A forma correta de tomar comsommé ou soupé é com o auxílio da colher de sopa. Há pessoas que costumam tomá-lo segurando a "consomeira" pela duas asas.
Frango

Não se deve comer frango com as mãos, por mais descontraída que seja a ocasião. Se o frango estiver sendo servido à mesa, você o comerá com garfo e faca, mas para não deixar outras pessoas constrangidas você poderá segurá-lo com as mãos, protegendo-as com um guardanapo de papel.
Macarrão (spaghetti, taglierini)

Deve ser enrolado no garfo e comido com o auxílio de uma colher, segura pela mão esquerda. Não se deve cortar o macarrão para comê-lo.
Mexilhões

Retira-se o mexilhão de dentro da casca com ajuda de um garfo próprio para comer mexilhões. Se ele for servido fora da casca, você usará o garfo de peixe.
Frutas

Frutas frescas na mesa é um hábito saudável, e para torná-lo mais saudável e agradável, vamos aprender como comer essas frutas (Obs.: Ë necessário que se coloque um tigelinha acima do prato da fruta e do lado esquerdo; dentro desta tigela estará a lavanda que deverá ser usada logo após você terminar de comer a fruta.):
Abacaxi

É apresentado em rodelas. Com o garfo e a faca você come aos pedaços, deixando a parte rija.
Abacate

Em reuniões íntimas, você deve comê-lo com a colher de sobremesa. Mas se for apresentado inteiro, com a ajuda da faca você deve cortá-lo ao meio, tirando o caroço com a ajuda da colher e acrescentando açúcar se desejar.
Laranja

Quando servida inteira e já descascada, come-se de garfo e faca, tirando os gomos. Se a laranja vier inteira, mas sem estar descascada, o procedimento correto é : fixa-se o garfo no alto da fruta, e com o garfo vai-se descascando a fruta em pedaços, de cima para baixo.
Morangos

Morangos graúdos necessitam de garfo e colher para que não escorreguem no prato. Quando servidos sem cobertura de chantilly, deverão estar à mesa em uma bonita travessa, sob raspas de gelo.
Manga

É cortada nos quatros lados do caroço, e comida com ajuda do garfo e da faca : raspa-se a polpa da fruta com a faca para comer com o garfo.
Uvas

São comidas com os dedos. Com a mão em concha, retire as sementes da boca e deposite-as na beira do prato. Ameixas, cerejas, amoras e jabuticabas comem-se da mesma forma.
Convites

"Convidar é uma das artes de saber receber. "

O primeiro passo antes de formular um convite seja ele formal ou não, social ou para jantares de negócios, tome como regra básica: comece pela lista de convidados, ou seja não sai por aí formulando convites só para fazer volume na sua recepção. Faça a distribuição correta dos convidados, quem fará parceria com quem, tente reunir pessoas do mesmo nível intelectual.

Não se convida um casal que tenha acabado de se separar, mesmo que cada um já esteja em outros planos, pode parecer provocação, principalmente se você for mais amiga de um do que do outro.

Se o jantar foi elaborado para se tratar de negócios, os homens formulam o convite e as suas senhoras acertam os detalhes;

No caso de convites apenas sociais, repete-se o item acima, já o convite entre casais o de costume é a mulher formular o convite através da mulher do outro casal;

Não se deve formular convites na frente de terceiros;

Antes de entregar convites formais ligue e marque uma hora para que a pessoa possa te receber com a mesma atenção que você está tendo, em entregar-lhe o convite pessoalmente;

Só mande convites pelo correio, para pessoas que moram em outras cidades e que você não possa entregar pessoalmente; Convites formulados pelo telefone, podem ser feito com uma semana de antecedência e confirmado pelo conviva até 48 horas antes do evento;
Entende-se por convites formais, todos os convites que forem feitos por escrito, e devem ser entregues:

casamentos: 30 a 15 dias de antecedência, os convites de casamentos com mandados pelo correio deve ser confirmado por telefone;
aniversário/debutante: 20 à 15 dias de antecedência;
jantares formais: 15 à 10 dias de antecedência;
batizados: 15 à 10 dias de antecedência ( os convidados para esta ocasião deve ser restrito a familiares e pessoas muito íntimas da família);
chás beneficentes, a hostes deverá entregar essa tarefa para a patronesse do chá, onde a mesma deverá entregar com uma antecedência mínima de 10 dias;

Dica: É de bom tom o que o organizador do evento, recepção etc..., coloque no convite formal o traje a ser usados pelos convivas e em alguns casos até mesmo a sigla RSVP em português “Responda por favor”, caso seja do interesse do organizador saber o numero exato de seus convidados.
Tipos de Copos

Vinhos
As regras básicas são as seguintes

O vinho branco, sempre servido bem gelado, acompanha os peixes e ostras. O tinto, servido à temperatura ambiente, acompanha a carne, caças, etc.
A seguir, um roteiro de como e com qual vinho se servem os seguintes pratos:

SOPA: - Xerez ou vinho madeira
MARISCOS E OUTROS CRUSTÁCEOS: - Vinho branco seco, verde ou ainda vinho branco doce
CARNES: - Conforme o tipo de carne, serve-se vinho tinto mais encorpado ou mais leve
À SOBREMESA: - Vinho do porto
AO CAFÉ: - Brandy (aguardente velha) e licores

Fonte : www.curitibafestas.com.br
Etiqueta à mesa

Etiqueta à mesa é a forma como as pessoas se portam à mesa em situações sociais, de modo a demonstrarem pertencer à determinado grupo social. Geralmente esses grupos são aqueles de predomínio numa sociedade, seja essa um predomínio social, político ou cultural. A etiqueta nos dias de hoje já está menos rígida, bem mais flexível.
História

As normas de etiqueta à mesa surgiram na antiga França, onde até hoje é considerada como sinônimo de requinte e refinamento.
Quem nunca ouviu falar dos maravilhosos “menus” desenvolvidos pelos franceses, suas belas mesas compostas com bom gosto e classe?

É importante salientar que as normas de etiqueta à mesa são as mesmas, independente do estilo de recepção que você irá realizar, o que irá interferir na composição da mesa será o cardápio oferecido. Talheres, pratos e copos sempre estarão dispostos à mesa de acordo com o cardápio que você preparou.
Tipos de recepção

Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa)
Informais (serviço à americana, à brasileira)
Serviço à francesa

Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.

Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado... O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.
Serviço à inglesa

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes. Somente o prato principal é passado entre os convidados o resto dos pratos sao servidos individualmente nos pratos.
Serviço à americana

Serviço a americana é quando o prato é servido "montado", já pronto, na mesa do comensal, seguindo padrões de estilo que variam de acordo com o conhecimento individual daqueles que o preparam. Um grande chefe de renome internacional, por exemplo, fará sua apresentação de acordo com os conhecimentos que possui o que o diferirá muito daquele prato feito que fizermos em casa. Observar que o serviço americana é conhecido, também, como serviço de empratado. O que chama a atenção neste serviço é a apresentação dos alimentos dipostos no prato, que tendem a obedecer uma harmonia de cores, texturas e sabores para garantir que vai agradar não somente aos olhos do comensal, como também, o seu paladar. Os pratos, já montados em sua apresentação final são servidos pela esquerda do comensal, e retirados pela direita, aplicando-se a mesma concordâcia com os serviços à esquerda, onde, em geral, serve-se o pão e os pratos que compõem o menu, e a direita, onde, em geral, são servidas e retiradas as bebidas, assim como, as sobremesas.
Serviço à brasileira

É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.
Os anfitriões têm três opções

Servir todos os convidados – ou repetir travessas – ou usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.
Como servir à mesa

A pessoa que servirá a mesa (o dono da casa, copeira ou garçom) deve estar com aparência impecável. Deve ter boa postura, jamais se curvar sobre o convidado (roupa sempre limpa, pois higiene é fundamental). A toalha também deve estar limpa e bem passada. A mesa bem arrumada, tudo deve estar impecável.

Começa-se pela entrada (sopa, salada...). Se for sopa, prato fundo ou a taça de consomê (poderá vir cheio para mesa).

Se a entrada for fria, poderá estar no prato e à mesa, antes dos convidados sentarem. Senão, será servida pelo lado esquerdo após se sentarem.

As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos. Nunca encha até a boca os copos (somente 2/3 da taça).

A primeira travessa é levada pelo lado esquerdo do convidado (se for a francesa ele mesmo se serve). Os pratos sujos devem ser retirados também pelo lado esquerdo. Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado.

Servir homens e mulheres partindo sempre da convidada de honra.
Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos.
Ao terminar a refeição, o café pode ser servido à mesa ou na sala de estar.
Dicas para comer alimentos difíceis
Alcachofra

Se vier inteira, acompanhada de molho a vinagrete, é desfolhada com as mãos. À mesa, costuma servir-se somente o coração da alcachofra.
Alface

Não é cortada com a faca. Devemos sempre escolher o miolo para servirmos à mesa.
Caviar

Quando servido na hora de drinques, como canapé, come-se com os dedos. Quando servido como entrada, é apresentado sobre blocos de gelo e acompanhado de torradas. Pegamos a torrada e colocamos um pouco na sua extremidade para saborearmos com sobriedade e prazer.
Consomê

Se houver pedacinhos de torradas, come-se com a colher e depois leva-se a xícara de consomê aos lábios para beber o líquido.
Coquetel de camarão

Servido em recipiente próprio, com lugar para gelo moído na parte inferior. Come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados, se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocado dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.
Escargots

São servidos em pratos especiais, com cavidade para cada unidade. Devem ser segurados por uma pinça própria na mão esquerda e com garfo próprio na mão direita retira-se o conteúdo para comê-lo.
Macarrão e massas em geral

Deve-se comer só com o garfo. No caso do espaguete, usa-se uma colher para ajudar a enrolar o macarrão no garfo.
Frutas

Abacate – deve ser servido à mesa como creme.
Abacaxi – descascado e cortado em rodelas, come -se com garfo e faca de sobremesa
Cereja – deve se segurar pelo cabo, comê -la com as mãos, colocando o caroço no prato de sobremesa.
Caqui – com garfo e faca de sobremesa.
Ameixa – come-se com a mão, depositando o caroço no prato de sobremesa.
Laranja – descascada, come -se com garfo e faca de sobremesa.
Mamão – Deve ser descascado, fatiado ou picado em forma de cubos, come -se com garfo de sobremesa. Quando com casca e a metade, come -se com colher de sobremesa.
Manga – a melhor maneira de servir a manga é cortadas em cubos. Come -se com garfo e faca de sobremesa.
Melão – é apresentado em fatias com a casca. Firmando a fatia com o garfo, separa-se pedacinho a pedacinho da polpa para comer.
Pêssego – com a faca e garfo, descasca-se, vai cortando e comendo pedacinho por pedacinho, não se leva o caroço à boca quando estiver à mesa.
Uva – Servir em cachos já lavados cuidadosamente. É necessário porém uma tesoura própria para cortar os galhos. Come-se como as cerejas.
Flores, frutas, cores e arranjos

Alguns componentes de decoração contribuem para dar o tom na sua recepção. O item de cores é um item que traduz a essência de um acontecimento, elas estão nas flores, frutas toalhas e louças. Para saber escolher, dosar e combinar é necessário conhecer o significado de cada cor e o impacto que podem causar no ambiente. Confira:

Vermelho - é o matiz mais dramático que existe. Transmite energia e tem visualização rápida, pode surtir um belo efeito, por isso deve ser utilizado com moderação. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, gérberas, crista de galo.
Laranja – tem quase a mesma intensidade do vermelho, transmite otimismo e alegria. Duas flores com essa cor são utilizadas atualmente, o girassol e o lírio.
Rosa – Ideal pára dar um ar romântico à ocasião, traz suavidade ao ambiente, excelente para casamentos. As flores mais usadas com essa cor são: rosa, amarílis, dália, angélica.
Amarelo – transmite idéia de riqueza afinal, é a cor do ouro. Ligados a ela sentimentos de força, entusiasmo e trazem positivismo ao ambiente. Lírios, girassóis, narcisos, crista de galo, palmas são as flores que mais prestam às decorações.
Verde – essencial em qualquer arranjo, é uma das cores que mais lembram harmonia e paz. São inúmeras as plantas que se prestam à decoração, entre elas as dracenas, ciprestes, eucalíptos, samambaias, avencas, etc.
Azul – leva otimismo e esperança ao ambiente e as flores mais comuns nas decorações são: jacintos, papoulas, agapantos, etc.
Branco – indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores, é a cor da paz. Copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão a vida e harmonia às outras flores do arranjo.